Tratamento térmico pelo método global
Consiste em um processo de aquecimento no qual a energia térmica requerida é introduzida no interior do equipamento utilizando queimador a gás de alta velocidade.
Devido à alta velocidade e o grande volume
de ar quente, há uma transferência de calor por convecção na superfície do equipamento, possibilitando uma distribuição uniforme de calor. Este aquecimento é controlado abaixo da temperatura de transformação, objetivando eliminar ou reduzir as tensões residuais provenientes de processo de soldagem.
O tratamento térmico global tem por objetivo equalizar a temperatura em todas as regiões
do corpo do equipamento, geralmente a
temperaturas próximas de 600ºC em média.
Neste caso, o Alívio de Tensões é executado independentemente do ponto de interesse, como uma solda circunferencial no corpo do vaso, mas em toda a estrutura, englobando conexões, reparos de solda, perfil soldado e outros acessórios soldados no corpo do vaso.
Para este fim, a equalização de temperatura precisa estar de acordo com normas internacionais. O equipamento objeto do aquecimento é efetivamente isolado termicamente com camadas de fibra cerâmica a base de alumina e sílica (ótimo isolante térmico), que previne a perda de calor durante o aquecimento do corpo do vaso.



